Na última semana, mais um lote de vacinas chegou na 20ª gerência de saúde em Tubarão para suprir a demanda da região.
Na última semana, mais um lote de vacinas chegou na 20ª gerência de saúde em Tubarão para suprir a demanda da região.

Zahyra Mattar
Tubarão

Os profissionais das prefeituras abrangidas pela 20ª gerência em saúde em Tubarão estão de parabéns. O trabalho deles fez a região ser destaque no cenário estadual, com a primeira posição na campanha de vacinação contra a gripe, entre todas as 30 gerências.

Juntos, em apenas seis dias, os 14 município já imunizaram 59.30% da população alvo. Isto equivale a 21.107 pessoas. A meta é chegar a 35.595 cidadãos! “É um orgulho e uma prova de que aqui a saúde é levada a sério”, elogia a coordenadora da campanha na 20ª gerência em saúde, enfermeira Janete Zandomênico.

A dose será disponibilizada nas unidades de saúde com sala de vacinação até o dia 25 deste mês. “Acredito que nos próximos dias já atingiremos a meta, que é imunizar 85% da população. Quem sabe este ano fechamos os 100%”, torce Janete, entusiasmada.

Nesta primeira fase, a imunização deve ser aplicada em pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças menores de dois anos e trabalhadores da saúde. A segunda etapa disponibilizará a dose para outros grupos, como pessoas com HIV/Aids e cardiopatas, por exemplo.

No caso destes cidadãos, porém, a indicação precisa ser feita pelo médico. A imunização também será disponibilizada gratuitamente. Pela primeira vez, a campanha nacional também contemplará as pessoas que cumprem pena em presídios, penitenciárias e unidades prisionais do país. Em Laguna, aproximadamente 140 detentos serão vacinados.