Braço do Norte

Na maior eleição eletrônica do mundo, dado o fato de se escolher apenas vereador e prefeito, cerca de 10 segundos foram suficientes para o eleitor votar ontem. Tal qual o tempo nas urnas, em menos tempo também se previa a divulgação dos resultados este ano, que se confirmou com a totalização dos votos em Grão-Pará, exatamente às 20 horas. 

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Luiz Antônio Ribeiro, na região de Braço do Norte foi ampliado o número de motoboys que recolhem as mídias eleitorais após a conclusão das eleições, o que trouxe mais agilidade na apuração. Subiu de nove para 13.

Foi a terceira eleição de Luiz Antônio e a primeira em Braço do Norte. “Nas eleições municipais, o cartório trabalha lado a lado com o juiz eleitoral, administra a guarda e entrega das urnas, entre outras funções”, destaca Ribeiro.
Das 136 urnas distribuídas para os municípios de Braço do Norte, São Ludgero, Grão-Pará, Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima, apenas quatro precisaram ser substituídas. Mesmo assim, haviam 39 de sobra para qualquer eventualidade.

Justificativas
A partir de amanhã, o cartório eleitoral voltará a atender em horário normal, das 12 às 19 horas, a tempo para quem não votou fazer sua justificativa. O prazo é de 60 dias. Quem preferir, pode acessar o formulário no site www.tre-sc.jus.br, preencher e enviar.

Equipamentos são de 2006
De acordo com Ribeiro, os equipamentos são de 2006. Elas estavam guardadas em Florianópolis, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, pelas previsões, devem ser substituídas nas próximas eleições pelo modelo biométrico. “Em Tubarão, os servidores do cartório já fizeram o treinamento para a biometria e devem iniciar antes de Braço do Norte. No nosso caso, talvez fique para 2017”, avalia.
Segundo os motoristas contratados, a logística de entrega, no sábado, iniciava às 14 horas com previsão de término para as 19 horas. Ontem, após a eleição, fazia-se o caminho inverso. “É mais fácil levar as urnas do que fazer o transporte escolar”, brinca o motorista Lino Ballman. Há cinco anos ele dirige uma van escolar.