Tubarão

A família é o berço das aprendizagens. Com este pensamento em mente, a Aproet realizou a primeira reunião de pais dos alunos do Centro de Educação Infantil Santa Tereza. O objetivo foi integrar a família na escola, no processo de desenvolvimento e de ensino-aprendizagem dos filhos. O encontro ocorreu no salão nobre do centro de atividades da Catedral.

Além da oportunidade de conhecer a equipe técnica, a assistente social, a psicóloga e o corpo docente do CEI Santa Tereza, o evento permitiu aos pais o conhecimento das modalidades didáticas pedagógicas, as metodologias, recursos de aprendizagem. Foram entregues e estudadas em conjunto as normas pré-estabelecidas no regimento interno do CEI, o cardápio semanal, elaborado pela nutricionista Marlise Spannerberg, e ainda, o calendário escolar com toda a programação deste ano.

Para a coordenadora pedagógica da Aproet, Elenir Cunha de Carvalho, escola e família devem caminhar juntas. E, para consolidar esta união, a entidade estabelece o processo de inclusão da família na escola através de eventos como as reuniões de pais, palestras sócio-educativas, apresentações artísticas e culturais e eventos esportivos. “Nossa meta é a educação para a cidadania e não somente para o conhecimento”, pontua Elenir.

Além do conteúdo curricular programático pré-estabelecidos nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Infantil, desenvolvidos de forma integrada nos quatro CEI’s da Aproet, o educando é inserido no contexto de sociedade e educação moderna, através de uma diversidade de atividades complementares ou extras-curriculares, como informática, inglês, música e dança. “Isto alia a possibilidade de desenvolver novas aptidões à facilidade do aluno freqüentar cursos e oficinas na própria escola”, avalia Elenir.