Uma das principais maneiras de combater a hipertensão é manter uma alimentação balanceada, com menos sal. Dados do Ministério da Saúde apontam que um em cada quatro brasileiros adultos tem o diagnóstico conhecido popularmente como “pressão alta”, que pode levar à ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), enfarte, aneurisma arterial e insuficiência cardíaca e renal.

Segundo o cardiologista Marcelo Sampaio, a ingestão descontrolada de sódio é um dos grandes fatores de risco para o desenvolvimento de cardiopatias. Ele ressalta que há substitutos para o sal que podem trazer muitos benefícios à saúde. “Temperos como alho, salsa, coentro, cebolinha, manjericão, tomilho, orégano, limão e louro são excelentes alternativas para alimentar-se com sabor e manter a saúde do coração”, diz o médico.

Confira temperos que podem ser usados para dar mais sabor aos seus pratos e mantê-los saudáveis:

Alho e cebola

Quer um refogado mais cheiroso do que o de cebola com alho? A mistura, além de deliciosa, é saudável. Considerados os temperos básicos da cozinha, eles combinam com praticamente todos os alimentos, além de ajudarem a filtrar a gordura absorvida pelo organismo. Ambos são excelentes anti-inflamatórios naturais. A cebola crua, no entanto, não deve ser consumida em excesso, porque pode irritar o estômago. Caso haja sensibilidade, use-a na forma de caldos.

Limão

Excelente para acompanhar saladas e marinar carnes, especialmente frangos e peixe. Tem propriedade anti-infecciosa e pode ser utilizado tanto na forma de sucos como na de chás. Tomá-lo todos os dias em jejum ajuda a desintoxicar o organismo.