Foto: Prefeitura de Laguna

O histórico Mercado Público, prédio construído na década de 50 na beira da lagoa Santo Antônio dos Anjos, está próximo de ser reaberto para a população. As portas serão abertas oficialmente neste domingo, dia 5, às 17h.

Devido a portaria da secretaria estadual de Saúde nº 1303 de 29 de novembro de 2021, a reabertura não terá nenhuma ação governamental. Está programada apenas uma exposição de artesanato no hall da entrada. O dia 5 também marca o horário estendido de funcionamento das lojas para atender as demandas do período de natal.

Preparação
Alguns dos boxes já estão prontos para atender o público, enquanto outros ainda permanecem em obras e devem ficar prontos em seguida. Atualmente, ainda há 15 boxes para concessão. Outra licitação está prevista para 17 de janeiro de 2022.

Mais sobre o mercado
O Mercado Público tem cerca de 90 metros de comprimento com 12 metros de avanço para a lagoa, ao lado das Docas, e seis metros ao lado direito. E, agora, com dois decks para acompanhar o espetáculo, saborear gastronomia local, comprar frutas, verduras, peixe e artesanato.

Em janeiro de 1897, o Mercado Público Municipal foi inaugurado proporcionando aos comerciantes que trabalhavam próximos ao cais um espaço fechado e coberto para realizar seus negócios. Quarenta e dois anos depois, no dia 20 de agosto de 1939, o prédio sofreu um incêndio, restando apenas as paredes externas. O atual Mercado Público foi construído próximo ao anterior, em duas etapas, a primeira em 1958 e a segunda parte em 1968.

O novo edifício com linguagem arquitetônica art dêco foi considerado moderno para época, uma edificação grande e bem arejada. O térreo foi utilizado como sede do Mercado Público, e o pavimento superior recebeu a sede da municipalidade.