Após confirmação de variante Delta em Capivari de Baixo, município emite nota

Uma nota foi emitida pela prefeitura de Capivari de Baixo, neste sábado (21), por meio da Secretaria de Saúde do município. A enfermeira Miriam da Silva Martins, atua no Programa Sentinela – Covid comenta sobre a variante Delta, detectada no município, pela Dive.

Em nota, ela afirma que quando há divulgação de uma variante com casos já confirmados no país, por meio da imprensa, é necessário que se entenda que o risco já é alto de circular em todas as regiões.

“Sobre a variante delta em Capivari de Baixo, fomos comunicados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) somente na quinta-feira (19). Não existe nenhum protocolo diferenciado de avaliação ou de critério de coleta”, explica.

Na quinta, quando questionou sobre o caso à Dive, a informação foi de que é feito um sorteio aleatório dos casos em cada município para testes. “Não avisam quais vão testar e, neste sorteio, o nosso foi positivo. Ressalto que o caso ocorrido foi do mês de julho”, alerta a enfermeira.

Ainda em nota, Miriam afirma estar à disposição para qualquer outro esclarecimento. Além disso, reforça que a vacina é o único meio eficaz de combate à pandemia e que são inúmeros os relatos da diferença que faz uma família imunizada.

“Quando alguém que não é vacinado se contagia, os vacinados não sentem nada ou apenas têm sintomas leves. Temos, neste momento, dois casos de pacientes de Capivari em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que negaram a vacina”, finaliza.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul