Após uma cirurgia com duração de uma hora e meia para retirar um cálculo na bexiga, o presidente Jair Bolsonaro está se recuperando em um quarto, em estado estável, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.  A operação ocorreu hoje (25) e terminou no fim da manhã.

O presidente estava há pelo menos cinco anos com a pedra na bexiga. A cirurgia era necessária para não provocar lesões no aparelho urinário. O cálculo foi totalmente removido. Considerada de baixo risco, a anestesia foi geral.

A pedra na bexiga costuma se deslocar do rim, mas também pode se formar na própria bexiga. Ela ocasiona dores no momento de urinar e até sangramentos.

No entanto, em muitos casos, se a pedra está há muito tempo, pode ocorrer uma infecção e o tamanho cresce progressivamente.

Vale lembrar que Bolsonaro passou por outras cinco cirurgias após ser atingido por uma facada:

  • 6 de setembro de 2018: Bolsonaro leva a facada e faz primeira cirurgia em hospital de Juiz de Fora (MG)
  • 12 de setembro de 2018: Em São Paulo, Bolsonaro passa por uma segunda cirurgia para desobstrução do intestino
  • 28 de janeiro de 2019: Bolsonaro realiza cirurgia para retirada da bolsa de colostomia colocada após facada
  • 8 de setembro de 2019: Para corrigir uma hérnia na cicatriz de uma operação anterior, Bolsonaro é submetido a uma nova cirurgia
  • 30 de janeiro de 2020: Bolsonaro é internado em Brasília para exames e faz uma vasectomia, procedimento utilizado por homens que não desejam mais ter filhos; o Planalto não emitiu nota oficial confirmando a operação. (Pesquisa datas cirurgias: Oitomeia Portal)

Foto: Reprodução/Divulgação Notisul

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul