Florianópolis

Um aplicativo que mostra uma turnê virtual por 10 obras do Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Centro de Florianópolis, foi lançado na tarde desta terça-feira (6). O programa está disponível para celulares e tablets em português, espanhol, inglês, francês e italiano.

“É uma ferramenta que guia o visitante, oferecendo a possibilidade obter mais informações sobre cada atração por meio de um áudio explicativo. Os detalhes também estão descritos em texto, caso o visitante prefira”, explicou a administradora do museu, Maria José da Costa Brandão.

O programa está disponível para sistemas Android, iOS e Windows. Para usá-lo, é preciso baixar o aplicativo izi.Travel e depois procurar o Tour Palácio Cruz e Souza.

As 10 obras selecionadas para o aplicativo são:

Teto da nave central

Pintura “Vista do Desterro”

Pintura “O extermínio da família Dias Velho”

Primeira lâmpada residencial acesa em Florianópolis

Janela na parede

Mesa de jantar

Vitral

Assoalho em marchetaria

Teto do Salão Nobre

Sacada onde João Figueiredo acenou para o povo na Novembrada

Produção

A iniciativa foi feita de forma voluntária pela arquiteta Maria Gabriela Cherem Luft com desenvolvimento em parceria com o Núcleo Educativo do museu. A arquiteta é natural de Florianópolis e estudou em Florença, na Itália, onde aprendeu as ferramentas para fazer o aplicativo. As locuções foram feitas por voluntários estrangeiros.

O aplicativo faz parte do projeto “Floripa Audioguiada”, que tem como objetivo a produção de audioguias de locais importantes da capital. Há um projeto também para visitação da Catedral Metropolitana.