Tubarão

A Unisul de Tubarão tornou-se recentemente uma entidade homologadora do Programa Aplicativo Fiscal para controle da máquina de Emissão de Cupom Fiscal, conhecido pela sigla PAF-ECF. Todas as empresas que emitem cupom fiscal necessitam homologar anualmente o software que emite os documentos. O trabalho de verificação por meio da entidade homologadora é importante porque o fisco tributa as empresas a partir da emissão do cupom fiscal. Por isso, o software precisa estar de acordo com a lei para evitar fraudes.

Até então, em Santa Catarina, o serviço era prestado apenas pela Unochapecó e a Furb. Agora, a Unisul também está credenciada à atividade e contará com a colaboração dos cursos de ciência da computação e sistemas de informação.
“O serviço será prestado pelos próprios alunos, com a supervisão de um professor. É uma ótima oportunidade para ter contato com o meio profissional e desenvolver habilidades”, explica a coordenadora dos cursos, Márcia Giraldi.

Para lançar o serviço, a Unisul promoverá duas palestras hoje. Ambas serão ministradas pelo representante da empresa Daruma, fabricante de equipamentos ECF, Claudenir Andrade. O primeiro tema apresentado, às 17h30min, será o PAF. Em seguida, às 19h15min, Claudemir falará sobre o Windows Embedded.