#Pracegover Foto: na imagem há uma criança, uma seringa e agulha e uma mulher
#Pracegover Foto: na imagem há uma criança, uma seringa e agulha e uma mulher

Santa Catarina aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em apenas 0,44% das crianças com 3 e 4 anos uma semana, após a orientação para a imunização desta faixa etária. De acordo com o Vacinômetro, 870 das mais de 194,6 mil das crianças estimadas em Santa Catarina com essa idade receberam a aplicação.

Vale ressaltar que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) iniciou a distribuição de 39.950 doses da vacina Coronavac entre a última sexta (22) e a quarta-feira para a primeira aplicação.

Levando em conta os imunizantes distribuídos para os municípios, apenas 2,17% das doses foram aplicadas em crianças entre 3 e 4 anos até a última quarta.

A Dive/SC orienta ainda que a segunda aplicação seja realizada em um período de 28 dias para a vacina Coronavac e, se necessário “os municípios devem realizar a busca ativa para a conclusão do esquema”.

“Atrasos em relação ao intervalo recomendado para cada vacina devem ser evitados, uma vez que não se pode assegurar a devida proteção individual até a administração da segunda dose”, alerta a diretoria de vigilância epidemiológica através da nota técnica.

Ainda conforme o painel do governo estadual, a última terça-feira (26) foi o dia com a maior aplicação da vacina neste público.

Ainda conforme a nota técnica da Dive/SC, publicada na quinta (21), o estado tem uma estimativa de 194.635 crianças nesta faixa etária.

No total, mais de 5,9 milhões de catarinenses já completaram o esquema primário da vacina contra a Covid-19, ou seja, 82% da população geral.

Entre eles, 2,8 milhões receberam a 1ª dose de reforço contra a doença. Este número representa 51,93% da população acima de 12 anos e 80,68% dos idosos (maiores de 60 anos).

Morte de crianças entre 3 e 4 anos

Santa Catarina registrou seis mortes de crianças com 3 ou 4 anos por conta da Covid-19 desde 2020, ou seja, quando iniciou a pandemia, conforme o Painel de Casos Covid-19 SC consultado nesta quinta-feira.

Entre elas, quatro apresentavam algum tipo de comorbidade. Além disso, três são do Grande Oeste e as demais da região de Foz do Rio Itajaí.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: NDMais