Com o propósito de fomentar o debate e as ações estratégicas, voltadas para destacar e proporcionar mais visibilidade sobre o papel da pessoa com deficiência na sociedade, entre os dias 21 e 28 de agosto é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Ela também objetiva intensificar a luta para a efetiva inclusão social. Para este ano, será abordado o tema ‘Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social’. Por conta da pandemia, a comemoração terá uma ‘cara nova’. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tubarão, promoverá diversas lives, posts e videos com temas relevantes e divulgação nas redes sociais.

“Mesmo distante, comemoraremos esta semana. Este ano será diferente, sendo cada um na sua casa no seu cantinho, mas com o mesmo amor de sempre”, explica a diretora pedagógica da Apae, Sulani Zanini Pizzolo Stupp. Nas ações do decorrer da semana, os nossos alunos, nossos autodefensores, professores e técnicos participarão do evento.

“Vamos apresentar ferramentas e ações didáticas para todos que desejam empoderar as pessoas com deficiência a ter uma vida com mais autonomia e protagonismo visto que em algumas situações a família e a sociedade desenvolvem com certa frequência convicções limitadoras sobre quem são e do que são capazes, bloqueando o seu empoderamento”, detalha Sulane.

Ela acrescenta que para para empoderar a pessoa com deficiência intelectual e múltipla é  preciso torná-los protagonistas da própria história, transformando limitações em autonomia e independência.

“Precisamos mudar e deslocar o nosso olhar da visão segregacionista, que separa que exclui e atrapalha na efetivação do empoderamento, portanto a única forma de diminuir o preconceito é criar novos conceitos como atitudes positivas,vendo a deficiência como algo que poderá alavancar as oportunidades e jamais segrega”, pontua a diretora pedagógica.

A intenção é de que a prática educativa ultrapasse os muros do âmbito familiar e escolar na busca de novos espaços na sociedade por meio de estratégias, defendendo a igualdade de direitos nos aspectos sociais, educacionais, culturais e políticos. Ligados a uma consciência coletiva por parte dos militantes nesta causa e na defesa desses direitos as pessoas com deficiência que não querem ser inferiorizados pela sua deficiência .

“Acreditamos que a luta pela desconstrução do estereótipo deve ser diária e é desafiadora para que as pessoas com deficiência alcancem o respeito e a visibilidade devidos na sociedade em que estão inseridos”, finaliza.

 

Programação:

Sexta-feira (21)
VI Seminário de Prevenção de Deficiências
Abertura com vídeo institucional da equipe apaiana – Apae de Tubarão

Sábado (22) – às 15h
LIVE – Cláudia Schaun Reis e Flávia Borges Attanásio

Domingo (23)
Vídeo: Inserção no mercado de trabalho – Inclusão no Empoderamento da Pessoa com Deficiência

Segunda-feira (24)
Vídeos:
– Prevenção de Deficiências
– Matando a saudade, com a participação dos educandos da instituição
– Entrevista com a diretora pedagógica Sulani às 10h no programa Mulher para Mulher com Magda Martins

Terça-feira (25)
Vídeo: Prevenção de Deficiências
Entendendo a Inclusão
Vídeo de atividades pedagógicas: Um pouco dos trabalhos desenvolvidos por nossos alunos e professores

Quarta-feira (26)
Vídeo Prevenção de Deficiências
Autodefensores: O empreendedorismo como protagonista da própria história
Vídeo de apresentação musical do grupo ‘Dom Maior’

Quinta-feira (27)
Carreata/buzinaço às 10h
O protagonismo da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla através do esporte
Vídeo: Autonomia da pessoa com deficiência – o que estou fazendo para auxiliar meu filho(a)

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul