Ao Papai Noel: Carta de mais 600 metros é escrita

Tubarão

Uma carta com aproximadamente 600 metros de comprimento será enviada este ano ao Papai Noel, lá no Polo Norte. Dentro, não estão pedidos de brinquedos, mas algo bastante especial: proteção ambiental para o mundo e, em especial, ao Rio Tubarão. Noel deverá ficar mais impressionado ainda com o remetente da “cartinha”. Ao todo, 2,5 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares da Cidade Azul assinam o documento, criado a partir do projeto Lapônia.

Idealizado e coordenado pela Guarda Municipal de Tubarão (GMT), o projeto tem como lema a frase “Proteger é nosso maior presente”. O intuito é incentivar a conscientização das crianças em relação ao meio ambiente. Desde o mês passado, integrantes da GMT e do departamento de meio ambiente da prefeitura percorreram 20 escolas.

Na ação, foram feitas palestras educativas e as cartas escritas pelas crianças ao Papai Noel recolhidas. “Foram abordados temas como reciclagem, desmatamento e, principalmente, como fazer a nossa parte para mantermos nosso Rio Tubarão saudável”, explica o guarda municipal Maciel Brognoli, coordenador e idealizador do projeto.

O resultado desta interação entre as crianças e a GMT é uma das maiores cartas do mundo para o Papai Noel. O documento feito em Tubarão pode, inclusive, entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes. A “cartinha” será entregue simbolicamente a Noel neste sábado, em uma grande festa organizada para as crianças participantes do projeto, no Ginásio Paulo Jacob May. Depois, o documento será enviado para a Lapônia, na Finlândia, onde fica a residência oficial do Bom Velhinho.

A festa de encerramento do projeto começa às 14 horas, com sorteio de bicicletas, vídeogames, além de diversos outros brindes, e distribuição de balas e doces. O evento contará também com a animação das palhaças Cambuca e Farofinha, música ao vivo, entre outras atrações.