Percurso pavimentado deve impulsionar o turismo local e facilitar o escoamento da produção agrícola da região  -  Foto:Julio Cavalheiro/Secom/Divulgação/Notisul
Percurso pavimentado deve impulsionar o turismo local e facilitar o escoamento da produção agrícola da região - Foto:Julio Cavalheiro/Secom/Divulgação/Notisul

Grão-Pará

As obras de pavimentação da rodovia SC-370, na Serra do Corvo Branco, em Grão-Pará, continuam em execução. Os primeiros quatro quilômetros, dos 23,5 quilômetros, já estão recebendo a camada asfáltica. A pintura que antecede a capa de asfalto é realizada. Até o fim deste ano, a previsão é pavimentar todo o percurso do pé da serra até a comunidade de Aiurê, um trecho de aproximadamente oito quilômetros.

“Após a obra concluída, no próximo ano, milhares de pessoas virão à região, que além da Serra do Rio do Rastro poderão visitar a Serra do Corvo Branco e, com certeza, ficarão encantadas com tanta beleza”, disse o governador.

Este é o terceiro lote da obra que contempla, além da pavimentação, a construção de três pontes, duas já estão concluídas. O investimento do governo do Estado, por meio do Pacto por Santa Catarina, foi de R$ 41,3 milhões. Atualmente, trabalham na pista mais de 50 homens e 25 máquinas.

O trecho já conta com mais de 18 quilômetros de terraplenagem executada, 100% de drenagem, quatro quilômetros de base e 15 de sub-base. “Com a obra concluída, as pessoas terão mais facilidade no acesso e a possibilidade de conhecer uma das maiores belezas naturais do nosso Estado. Ela vai encurtar distâncias, aproximar comunidades e auxiliar no escoamento da produção. O asfalto e infraestrutura trazem desenvolvimento, e esse é um dos objetivos”, resume o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini.

A Serra do Corvo Branco
O percurso chama atenção com seus paredões de pedras, um ponto turístico que já é muito visitado em Santa Catarina. Com a conclusão da obra de pavimentação, a expectativa é de um impulso ainda maior para o turismo local, e facilitará o escoamento da produção agrícola, como destaca o prefeito de Grão-Pará, Amilton Ascari. “A rodovia vai trazer desenvolvimento à região, principalmente na área da agricultura e turismo. Temos muitos criadores de suínos, de aves, de gado leiteiro e corte e essa obra vai ajudar no transporte. Esperamos e acreditamos em um grande avanço no setor turístico. Muitas pessoas já estão procurando terrenos para construir hotéis e pousadas”, ressalta.