Wagner da Silva
Rio Fortuna

Ontem, o tradicional ‘Parabéns pra você’ foi cantado com emoção em Rio Fortuna para comemorar o aniversário de um dos filhos mais velhos e preciosos da cidade: o ex-presidente da câmara de vereadores, Manoel Herdt, o Seu Manequinha. Ele é a segunda pessoa mais idoso do município. Completou 100 anos ontem.

Agricultor e natural de uma família de nove irmãos, Manoel sempre morou em Rio Fortuna, onde se tornou uma forte liderança política. Criou 15 filhos (quatro deles já falecidos) ao lado da esposa, falecida há aproximadamente dez anos. Educação e muito trabalho sempre foram as regras de sua vida e de sua casa. Seu Manequinha, como a maioria prefere, foi vereador entre 1963 e 1967. No meio do mandato, em 1965, assumiu a presidência da casa.

Democrático, Seu Manequinha sempre foi adepto do diálogo. Esta característica lhe rendeu espaço político no Vale do Braço do Norte. Ele trabalhou forte, na época, pela manutenção das estradas. “Lembro que naquele tempo o maquinário era pouco, mas trabalhávamos muito para que as estradas e as pontes estivessem em bom estado”, relembra Seu Manequinha, com uma lucidez de impressionar qualquer jovem.

Muito religioso, a distração do ex-vereador era jogar cartas com os amigos, mas sempre na brincadeira. Nada de dinheiro e altas apostas. Era junto à comunidade que ele sentia-se valorizado e feliz. “Eu gostava de colaborar, mesmo sem receber nada (na época, os vereadores não possuíam salário, como é hoje), a gente sentia que precisava ajudar o município. Hoje, quando percebo o quanto (a cidade) cresceu e evoluiu, fico contente, principalmente por saber que fiz parte deste progresso”, valoriza.

Para o atual presidente da câmara Rio Fortuna, Silvestre Tenfen, Manequinha é um expoente na política do município e traçou um percurso honroso e de importância incontestável para a história da cidade. “Seu Manequinha sempre foi uma liderança expressiva. Sério em seu dever, mas democrático nas decisões. É preciso registrar um agradecimento a ele por tornar Rio Fortuna como é hoje: um lugar maravilhoso para viver”, salienta Tenfen, em um misto de elogio e agradecimento sinceros.