Bertoldo Weber
B. do Norte

Cursos profissionalizantes, treinamentos, palestras, missões empresariais, convênios, Acivale Card, reuniões, serviços como Serasa e Jucesc são realizados pela Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte (Acivale) ao longo dos 15 anos, comemorados dia 8. A entidade promove a semana empresarial (dias 16, 17, 18 e 19), com diversos eventos.

Nestes 15 anos, além de defender os interesses da classe empresarial, a atuação da entidade ultrapassou fronteiras. Atualmente, tem participação ativa em projetos como o Parque de Exposições da Expovale, a construção do novo hospital, o Aeroporto Regional Sul, a duplicação da BR-101, entre outros. Além disso, a cada dois anos, é responsável pela Feimbra.
Sua história iniciou em 1993, constituída de 15 associados. Hoje, são 264 sócios. Com as dificuldades iniciais superadas, conquistou credibilidade e tornou-se fundamental ao desenvolvimento da região.

Em debates que resultam em melhorias e em lutas, a Acivale faz questão de estar presente.
A Acivale possui sede (alugada) na avenida Felipe Schmidt, com recepção, dois auditórios, cozinha, três banheiros, salas de administração, direção e de reuniões, da junta comercial, para depósito e atendimentos realizados pelo Sesi e Senai. Possui também fortes parcerias como, por exemplo, o Sebrae e a Facisc.

A entidade está totalmente informatizada e possui quatro funcionários. Um dos grandes produtos que contribui diretamente com os empresários, beneficiando os funcionários e o comércio regional, é o cartão Acivale Card, implantado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina e adotado por inúmeras entidades do estado.

A Acivale é uma entidade sólida e conta com representação em inúmeros conselhos, comissões e representações. O presidente fundador foi Evaldo Niehues (1993-1995); o segundo foi Arley José Felipe (1995-1997); depois assumiu Silvio Bianchini Neto; o quarto presidente foi Jeovagner Amâncio da Silva (1998-2001). O quinto a comandar a entidade foi Carlos Becker Fornazza (2001-2003); o sexto foi Charles Teodoro Bianchini (2003-2005); o sétimo Elton Heidemann (2005-2007) e, atualmente, administra a Acivale, Valneide Exteckoetter (2007-2009).