Wagner da Silva
Braço do Norte

No sábado da próxima semana, a Rádio Verde Vale, de Braço do Norte, comemora 25 anos no ar. A festa, porém, será um pouco antes, na quarta-feira. E em grande estilo: com show da dupla Rick e Renner. A renda do evento será revertida à reconstrução do Centro Integrado de Atendimento a Criança e Adolescente (Ciaca), cuja estrutura foi destruída por um incêndio no dia 13 de dezembro do ano passado.

“Será uma satisfação colaborar com o Ciaca. As pessoas precisam conhecer e colaborar com o centro”, incentiva o diretor da Verde Vale, Vilmar Feuser. O ingresso para o show custará R$ 10,00 por pessoa. “É um presente aos ouvintes e anunciantes. Afinal, são eles que fazem a rádio”, completa Vilmar.

A instituição já atendeu, desde a sua criação, há seis anos, mais de 190 crianças e adolescentes dos municípios de Braço do Norte, São Ludgero, Armazém, Grão-Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Martinho e Orleans.

Um breve relato
Criada em 1985, a rádio foi a primeira da região. No início, a programação era mais voltada à música e, aos poucos, o jornalismo ocupou espaço. Em 1994, parte da rádio foi comprada pelo grupo Incoplast.

Neste mesmo ano, a emissora mudou a sua sede e investiu em tecnologia. Isto fez com que a programação da Verde Vale chegasse a 50 municípios do sul do estado. “Neste período, o forte da emissora já era o jornalismo e o esporte, nosso propósito inicial. Desde o começo, procuramos levar aos ouvintes a informação de forma rápida, democrática e imparcial”, valoriza o diretor da Verde Vale, Vilmar Feuser.

Lutas
Durante estas duas décadas e meia, a rádio verde Vale levantou várias bandeiras e esteve à frente de várias conquistas. Um exemplo é a luta pelo asfaltamento da estrada que liga Braço do Norte a Rio Fortuna e da que acessa o município sede a Santa Rosa de Lima.

A recuperação da SC-438, entre Gravatal e São Ludgero, e a continuidade da Feagro também estiveram entre as bandeiras. “Nosso objetivo é, sempre, contribuir com o desenvolvimento regional, nosso verdadeiro papel”, enfatiza o diretor da rádio, Vilmar Feuser.

Acompanhar a evolução e a velocidade da informação também estão entre as prioridades. Tanto que o site da emissora foi reformulado e hoje registra mais de 900 acessos diários.