Amanda Menger
Tubarão

Nos 17 municípios da Amurel, o número de habitantes passou de 319.644, em 2007, para 333.704, neste ano, um crescimento de 10,09% em dois anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE). Os números da estimativa populacional foram divulgados recentemente e colocam Tubarão, a 13ª cidade em número de habitantes em Santa Catarina, com 96.529 moradores.

Os dados populacionais são utilizados para definir o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “O IBGE tem um cálculo que utiliza as informações do Censo Demográfico de 2000 e também o Censo Populacional de 2007, além do número de óbitos, de nascimentos, atendimentos de saúde, matrículas escolares e outros”, explica a coordenadora de divulgação do Censo 2010 em Santa Catarina, Sueni Juraci de Mello dos Santos.

Na região, três municípios apresentaram queda no número de habitantes entre o ano passado e este: Gravatal (-9), Imaruí (-170) e São Martinho (-2). Com a divulgação da estimativa populacional, os municípios têm 20 dias para recorrer. Até o dia 31 de outubro, o IBGE tem que enviar os números fechados ao Tribunal de Contas da União (TCU), pois a definição do índice do FPM é feita pelo tribunal.

No próximo ano, será feito o Censo demográfico. “A coleta de dados deve começar em 1º de agosto e seguir até o fim de outubro. Em dezembro de 2010, pretendemos divulgar as informações. O Censo não será apenas sobre o número de habitantes, mas também informações sobre a estrutura familiar, idade, sexo, religião e renda, entre outros”, afirma Sueni.