#Pracegover Foto: na imagem há uma profissional de saúde com EPI e aparelhos próprios de UTI
#Pracegover Foto: na imagem há uma profissional de saúde com EPI e aparelhos próprios de UTI

A Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) voltou a ter Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) lotadas de pacientes com Covid. Se nos últimos meses havia estabilidade nos números de casos e mortes de coronavírus, a alta nas internações registradas essa semana voltou a causar preocupação.

No Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, a UTI opera com 90% de ocupação de leitos no atendimento pelo SUS, e 100% para convênios/particular. Além disso, as interações nos setores de enfermaria dobraram. Os leitos da UTI Neonatal e Pediátrica, habilitados para Covid-19, também estão com 40% da ocupação. Na região o HNSC é o único com referência para tratar pacientes nesta categoria pelo SUS.

Novas medidas de segurança entraram no plano de Contingência Hospitalar para garantir que a entidade consiga dar suporte ao atendimento de toda região. Entre as medidas tomadas estão a restrições do número de cirurgias. O HNSC também está se preparando para ampliação de novos leitos Covid-19 para dar suporte a este novo cenário. Medidas como restrições de visitas e acompanhantes continuam em vigor.

Seguindo em Tubarão, o Hospital Socimed, tem hoje mais de 80% de ocupação nos leitos de UTI. São seis leitos de unidade intensiva e cinco estão ocupados. Já nas enfermarias são 12 pacientes.

Em Laguna, o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passo está também com 100% de ocupação na UTI. Na Cidade Juliana são dez leitos credenciados de Unidade de Terapia Intensiva.

No Hospital São Camilo, em Imbituba há cinco pacientes confirmados com covid-19 na UTI e dois aguardam o resultado. Dos dez leitos, três estão bloqueados por falta de respirador. A direção do hospital aguarda os aparelhos que devem ser fornecidos pelo Estado.

Nesta quarta-feira (18), após quase dois meses, a região de Laguna voltou a ser classificada com o nível gravíssimo (vermelho) para coronavírus. A atualização revela um agravamento da pandemia na Amurel.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul