A construção da tão sonhada ponte ligando os municípios de Tubarão e Capivari de Baixo, na altura da ponte férrea, pode estar mais próxima do que se imagina. Os projetos estrutural e arquitetônico foram entregues hoje (30) pela Amurel a representantes dos dois municípios envolvidos.

O projeto será encaminhado agora ao Governo do Estado. O governador Moisés assegurou publicamente que já reservou no orçamento os recursos para a execução da obra.

A ponte será construída no final da Avenida Marcolino Martins Cabral até a Avenida Paulo Santos Melo, em Capivari, terá comprimento total 202,40 metros, largura total de 23,70m, pista de rolamento dupla, sendo duas faixas de ida de 3,80m cada faixa, e duas faixas de volta na mesma metragem. Terá passeio e ciclovia nas duas laterais, sendo os passeios de 1,20 metro cada e a ciclovia de 2 metros de cada lado. O custo estimado é de R$ 16,5 milhões.

O diretor executivo da Amurel Celso Heidemann e a equipe de engenharia da Amurel explicaram os mais deferentes aspectos do projeto e colocaram o material sob a apreciação dos prefeitos dos dois municípios, que não só aprovaram os projetos como elogiaram a atuação dos profissionais da Amurel na elaboração do material.

A elaboração dos projetos demandou a participação de mais de uma dezena de profissionais, nas várias etapas, desde o estudo prévio, passando pelo estudo hidrológico, levantamento planialtimétrico, estudo para integração sistema viário local, mobilidade, pontos de conflito com obras existentes, projeto básico, orçamento básico, cronograma físico financeiro, projeto executivo, licenciamento e aprovação, contratação e termo de referência.