Amurel: CDLs pleiteiam abertura do comércio no sábado (5) até as 17 horas

A medida, segundo os lojistas, se aprovada com o horário ampliado, permitiria uma redução do fluxo concentrado de consumidores

As Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de abrangência da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) encaminharam hoje (1) um pedido para suas respectivas prefeituras. O documento solicita a abertura do comércio no próximo sábado (5) até as 17 horas.

A reivindicação das entidades é feita em função do Decreto 5102, que estava em vigor até ontem (31), e foi prorrogado pelo Comitê Extraordinário Regional de Acompanhamento da Covid-19 até sexta-feira (4).

A decisão do comitê aconteceu durante reunião nesta segunda-feira e mantém as mesmas medidas restritivas. Com a manutenção do decreto, o comércio neste sábado poderá funcionar somente até as 12h30, sendo fechado na segunda-feira.

Os lojistas buscam reverter a situação e pedem que as prefeituras, junto ao Comitê Extraordinário Regional, acatem a indicação e permitam a abertura das lojas durante o sábado durante o dia inteiro.

Argumentos
Os argumentos das entidades lojistas levam em consideração que acontece em âmbito nacional a Semana do Brasil, que abre nesta quinta-feira (3) e vai até 13 de setembro, considerada a Black Friday brasileira e que, neste momento de pandemia, vem fortalecer as vendas. A medida, se aprovada com o horário ampliado, permitiria uma redução do fluxo concentrado de consumidores.

Na semana passada, a CDL, ACIT, Sindilojas, Ampe, Setram, Sinduscon, Sindicont, AJET, Sindimad, Sindimet, AHBRA e Acomac já tinham encaminhado ofício ao Comitê Extraordinário reivindicando para o dia 5 de setembro (sábado) o funcionamento do comércio até as 17 horas.

Comparativo dos lojistas
A Amurel em relação ao coronavírus está classificada em estado grave. A região carbonífera, de Criciúma, que segue como gravíssima, vai manter o comércio aberto no sábado até as 17 horas.

Todas as medidas de segurança e higiene como normas para o atendimento nas lojas, com uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento, além da aferição de temperatura corporal devem ser cumpridas.

Crédito foto: Liliane Dias/Notisul

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul