Capivari de Baixo

A Associação de Municípios da Região de Laguna – Amurel promoveu nesta quinta-feira (28), pela manhã, uma assembleia geral extraordinária no Parque Ambiental Encantos do Sul.  Muitos dos prefeitos presentes não ainda conheciam o Parque, uma das razões de a diretoria da Associação Jorge Lacerda – AJL, que administra o Parque, ter proposto a realização da reunião fora do local onde habitualmente faz suas assembleias, que é a própria sede, em Tubarão. Além da visita, a AJL busca maior aproximação com chefes dos executivos municipais.

“A Engie tem uma política muito ampla de responsabilidade social, que contempla especialmente as comunidades, onde a empresa têm suas unidades de produção de energia. A criação deste parque é um exemplo de responsabilidade social, pois tem desenvolvido belas ações de educação, geração de renda, cultura e meio ambiente”, disse o diretor administrativo da Engie para Santa Catarina, Júlio César Lunardi, durante seu pronunciamento aos prefeitos e representantes dos chefes do poder Executivo, presentes no auditório. Júlio centrou sua fala na atuação da Engie no Brasil e nas ações de responsabilidade social da empresa, parte delas valendo-se de recursos obtidos por meio de Leis de Incentivos Fiscais .

A coordenadora de responsabilidade social da Engie, Luciane Pinheiro Pedro, também falou sobre os temas, mas com ênfase na realidade do país em captar recursos oriundos de deduções do Importo de Renda por meio de Leis de Incentivo. Segundo os dados, das mais de 585 mil empresas de lucro real aptas a doar, apenas 3.470 mil chegam a doar, o que representa apenas 0,07% do potencial, e destas, apenas 210 empresas, ou seja, 6% aportam valores superiores a R$ 1 milhão. “O Parque é um presente dado não só a Capivari de Baixo: ele pertence a todos os municípios da região. A Engie tem o regime de lucro real e, ao destinarmos recursos para projetos implantados através de leis de incentivo fiscal, é uma maneira de fazermos com que parte dos recursos gerados pela permaneça aqui, beneficiando as pessoas que vivem na região”, pontuou Luciane.

Projetos desenvolvidos no Parque

A gerente administrativa do Parque Ambiental, Luana Faustino de Freitas e o presidente da Associação Jorge Lacerda, Valdeci Algayer também participaram do encontro. Eles mostraram aos convidados um vídeo institucional do Parque e detalharam sobre as ações e projetos desenvolvidos pelo local ao longo dos cinco anos de existência, incluindo os projetos já aprovados, mas que devem ter início a partir do próximo mês.

Algayer lembrou que o Parque já recebeu três vezes o Capacitar, uma capacitação gratuita oferecida pela Engie, que da condições aos participantes de elaborar e executar projetos por meio de leis de incentivos fiscais, mas que se os prefeitos desejarem uma nova edição poderá ser estudada. A Associação Jorge Lacerda procurou repassar os conhecimentos aos prefeitos, visando que os eles possam criar em seus municípios e prefeituras, os mecanismos mínimos necessários para que os mesmos possam pleitear parte dos recursos existentes e passíveis de captação via leis de incentivo

O presidente da Amurel, prefeito de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino, elogiou a iniciativa da Associação Jorge Lacerda e garantiu que a Amurel manterá um contato mais estreito com a AJL para dar prosseguimento ao plano. “Sabemos que há muitos recursos que podem ser deduzidos no Imposto de Renda e que pessoais físicas e empresas não o fazem, muitas vezes por desconhecimento da importância dos projetos que esses recursos podem patrocinar. Também sabemos que os municípios deixam de acessar esses recursos por falta de projetos ou de capacitação de seu quadro pessoal, dentre outros motivos. Essa conversa não termina aqui. Vamos trabalhar juntos em outras oportunidades”, assegurou o presidente.

Outros temas de interesse específico dos prefeitos foram tratados na reunião.A Amurel é uma das cinco entidades que compõem a diretoria da Associação Jorge Lacerda, administradora do Parque Ambiental Encantos do Sul.  As demais são a Unisul, Fucap, Engie e Ases.