Wagner da Silva
São Ludgero

A formação do Conselho de Desenvolvimento Territorial Rural (Codeter) foi um dos temas principais na assembleia geral da Associação dos Municípios da Encostas da Serra Geral (Amesg), ontem, em São Ludgero. Para atrair recursos para o meio rural, o engenheiro agrônomo Leandro Fernandez explicou a extrema necessidade da formação do grupo. A base de argumentos parte da tendência produtiva da região, voltada para a agricultura familiar e o agronegócio.

Segundo o engenheiro, há recursos disponíveis no governo federal para incentivar a produção de forma associada entre agricultores e pecuaristas. O Codeter poderia intermediar a vinda destes recursos, já que a sugestão é que representantes de outros municípios da região sul integrem o grupo. “A função do conselho seria a avaliar e discutir a viabilidade de projetos e ainda deliberar as prioridades. Com os projetos encaminhados, grupos como a Amesg, a Amurel e outras associações de município fariam as articulações políticas”, explica.

Leandro citou o Programa de Aquisição de Alimentos, onde os municípios devem adquirir 30% da merenda escolar de produtores rurais locais. “Este é apenas um exemplo. O que se pretende é capacitar este pessoal. Até hoje, o maior apoio que este setor teve foram as linhas de crédito”, exemplifica o engenheiro. Uma nova reunião com secretários de agricultura da região será agendada em breve para tratar do assunto.