No período desta quinta-feira até boa parte de sábado (4 a 6/06) áreas de baixa pressão e uma nova frente fria formarão mais nebulosidade com chuva em todas as regiões catarinenses.

Quinta-feira (04/06):
Tempo: céu encoberto com chuva e trovoadas no decorrer do dia no oeste e norte do estado, estendendo-se às demais regiões de forma isolada na tarde e noite. Na Grande Florianópolis e Sul de SC, a chance de chuva é pequena.
Temperatura: amena com maior elevação no Litoral.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: baixa pressão no Sul do Brasil.

Sexta-feira (05/06):
Tempo: instável com chuva e trovoadas em SC, devido ao deslocamento de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical na altura do Uruguai. Risco de temporal isolado na tarde e noite, especialmente no Oeste. A chuva deve ser melhor distribuída no estado, com totais mais elevados na região Oeste.
Temperatura: baixa devido à cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (06/06):
Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens e condição de chuva especialmente no Litoral e norte do estado, melhorando com aberturas de sol no decorrer do dia.
Temperatura: em declínio com a chegada de uma massa de ar frio e seco.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Domingo (07/06):
Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens no Oeste e sul do estado, com sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, tempo firme e ensolarado.
Temperatura: mais baixa, especialmente ao amanhecer e à noite.
Vento: oeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Chuva mal distribuída não é suficiente para a estiagem
A chuva será bem distribuída pelas regiões catarinenses, porém ainda não será suficiente para reverter o quadro de estiagem. A chuva escassa de abril e maio causaram forte déficit hídrico no Litoral e Vale do Itajaí, entre 20 e 40 % da média climatológica do mês.

Os primeiros dias de junho (1 e 02/06) registraram chuva, principalmente no Litoral Norte, e com a previsão dos próximos dias vai confirmando o prognóstico do setor de meteorologia da Epagri/Ciram de precipitação mais frequente em SC, na primeira quinzena do mês.

Menor temperatura do ano em SC: -6,8ºC
Nesta quarta-feira (3/6) foi registrada a menor temperatura do ano em SC, até o momento, em Bom Jardim da Serra, no Planalto Sul: -6,8ºC (negativos). A massa de ar frio que predomina no Sul do Brasil provocou temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses. Os menores valores, entre 0ºC e 6ºC, ocorreram nas áreas do oeste ao sul do Estado. As temperaturas negativas concentraram-se em municípios do Planalto Sul.

Em alguns municípios do Litoral Sul, a madrugada de hoje (3) foi também a mais fria de 2020, com registros de 2,8ºC em Tubarão, 3,5ºC em Criciúma e 4,5ºC em Urussanga. Nas demais regiões de SC, no entanto, o registro de temperatura mais baixa do ano ocorreu em outros dias do mês de maio, marcado pela atuação frequente de massas de ar frio, típicas de outono.

Laura Rodrigues – Meteorologista
Maikon Alves – Técnico em Meteorologia

Fonte: Marilene de Lima/Laura Rodrigues – Meteorologistas (Epagri/Ciram)
Foto: Nathália Rabelo/G1