Alunos transformam tema de redação em projeto de inclusão digital para idosos

Foram alguns dias de projeto, mas com efeitos para a vida toda. Especialmente para o senhor João Pena, 61 anos, que recebeu até uma festa surpresa de aniversário dos alunos do 2º e do 3º ano do Colégio Adventista do CPA, em Cuiabá.

Um dos funcionários mais queridos e antigos da unidade, ele se emocionou com o gesto. “Foi incrível! Jamais esperava por isso! Tenho uma consideração muito grande por eles. Pois trabalho aqui há 27 anos. A maioria dos alunos conheci ainda criança e agora já estão indo para a faculdade”, revela.

São estes mesmos alunos que ensinam o tio João, como é chamado carinhosamente, a usar o smartphone e as redes sociais. “Eu não imaginava que ele tinha essa dificuldade. Foi uma surpresa! Por isso é importante dar atenção e se importar com as pessoas mais velhas. É assim, com atitudes simples, que a gente pode fazer a diferença na vida dos idosos”, comenta Mirelly Nunes, aluna do 2º ano.

A professora Franciellen Mendes conta que as ações de valorização e inclusão ganharam força com uma proposta de redação. “Antes deles escreverem, conversamos sobre a necessidade de incluir os idosos na sociedade, no mundo virtual e tecnológico. Falamos sobre o Estatuto do Idoso e as dificuldades diversas que eles têm”, explica.

No dia 01 de Outubro, o Estatuto do Idoso no Brasil completou 16 anos. O projeto dos alunos marca também a Semana Nacional do Idoso (25/09 a 1º de outubro), quando é celebrado o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa no país cresceu 26% nos últimos seis anos. Estudos do Ministério da Saúde estimam que em 2030 o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo.

“É um tema atual e que tem possibilidade de cair no Enem deste ano. A reforma da previdência, por exemplo, trará mudanças significativas para estes jovens no futuro. Mas, o principal objetivo era fazê-los refletir sobre as garantias de vida dos idosos”, diz a professora.

Alunos transformam redação em projeto palpável

“A gente percebeu que a proposta de redação poderia se tornar uma intervenção social. Por isso, decidimos agir de forma a incluir mais os idosos em nossas atividades do dia a dia e ajudá-los a se relacionar com a tecnologia e as redes sociais, por exemplo”, diz Isabella Menezes, aluna do 3º ano.

Ela conta que ensinou a avó que mora no Paraná a fazer chamadas de vídeo com o celular para poderem conversar. “Quando falei que ia fazer uma foto da nossa última vídeo chamada para postar nas redes sociais, ela até pediu para se arrumar rapidinho e passar um batom. Porque hoje ela consegue entender o alcance que a internet tem”, pontua Isabella.

Uma das propostas do projeto era entrevistar um idoso, tirar uma foto com ele e postar em uma rede social usando as hashtags #RedaçãoReal e #InclusãoDigital3Idade. Para a professora Franciellen o objetivo foi alcançado. “Os idosos se sentiram úteis, valorizados, protagonistas. E depois de uma série de ações singelas, mas significativas, os alunos com certeza mudaram o olhar para com os idosos”, comenta a professora.

Fotos: Divulgação