Pracegover Foto: na imagem há um edifício com muitas janelas, porta e escada
Pracegover Foto: na imagem há um edifício com muitas janelas, porta e escada

Com o intuito de buscar alternativas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, uma reunião foi realizada nesta terça-feira (16), pela manhã entre a  direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, o prefeito Joares Ponticelli, o secretário de Saúde, Daisson José Trevisol, assessores e o vereador Jean Abreu Machado, que também é médico. Nas últimas semanas a unidade de saúde tem registrado um aumento expressivo das internações hospitalares e utilização da estrutura de terapia intensiva chegando ao limite do uso de seus recursos (humanos, insumos e equipamentos).

De acordo com o gerente administrativo do HNSC, Diego Betio Moresco, além de todas as medidas tomadas nos últimos meses como cancelamento dos agendamentos de procedimentos e exames eletivos, aquisição insumos e equipamentos, na última semana a entidade tubaronense precisou fechar o setor de prontoatendimento para direcionar colaboradores às alas de atendimento Covid-19. “Além disso, em uma ação de apoio, recebemos o reforço de profissionais da assistência vindos de outra unidade hospitalar da Rede Santa Catarina (mantenedora do HNSC)”, explica.

Mesmo com tantas medidas, Diego afirma que isso não tem sido suficiente para atender o número crescente de pacientes que têm chegado todos os dias na instituição. No encontro  foram debatidas algumas alternativas que podem auxiliar a instituição neste momento, como o apoio do poder público na questão de recursos humanos. A expectativa é de que nos próximos dias ocorram definições sobre os pontos que foram discutidos. Participaram também da reunião o diretor técnico do HNSC, Chafic Esper Kallas Filho, o médico infectologista Rogério Sobrosa de Melo e a vereadora Rita de Cássia.