Alerta: Chuva forte entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul

AVISOS METEOROLÓGICOS – EPAGRI/CIRAM E DEFESA CIVIL 

ATENÇÃO – 24/05 – AVISOS POSTADOS:

– 11h31min – Pancadas de chuva, moderada a forte em alguns momentos, com descarga elétrica no Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Fpolis de SC, nas próximas 2 horas.

– 11h53 – CHUVA MODERADA A LOCALMENTE FORTE entre a Grande Florianópolis Serrana e Litoral Sul nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193

—————————

Chuva persistente e volumosa no Litoral Sul

Início: 24/05/2019 às 15h

Fim: 25/05/2019 às 3h

Região: Litoral Sul

Previsão: chuva persistente, acumulando elevados totais, de 70 mm a 100 mm em 12 horas, com pontuais mais elevados, em torno e acima de 120 mm.

Sistema: ciclone extratropical intensifica-se na costa entre o RS e sul de SC.

Laura Rodrigues e Gilsania Cruz – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

—————————-

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.