A Alemanha oferece 50 bolsas de estudo para jovens pesquisadores interessados em questões mundiais. A bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes do Brasil está com as inscrições abertas para a edição 2019/2020 e aceita, até o dia 15 de setembro, candidatos oriundos do Brasil, China, índia, Rússia e Estados Unidos. O programa seleciona profissionais que tenham um ponto em comum: o potencial e experiência de liderança com projetos em diversas áreas, como política, administração pública, mídia, economia ou cultura.

A oportunidade tem duração de um ano e inclui auxílio mensal que varia entre 2.150 euros e 2.750 euros – convertendo para a moeda brasileira, o valor varia de R$ 9.331 a R$ 11.935. No final, os bolsistas terão a chance de apresentar seus projetos pessoalmente à chanceler alemã Angela Merkel.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas pelo site da fundação e exige os seguintes requisitos: formação superior completa, fluência em inglês ou em alemão e uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa que pode ser um professor ou pesquisador ou também um ativista ou um profissional de destaque na sua área escolhida.

Esse mentor precisa ser da Alemanha, pois ele será ponto de apoio e contato, quem vai ajudar no tópico que você escolher pesquisar. Para isso, é indicado procurar auxílio na página do programa, que traz exemplos de mentores passados e o modelo de carta para entrar em contato.

Com o intuito de ajudar as pessoas que têm interesse na bolsa ofertada na Alemanha, serão realizados eventos em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e em Recife para explicar como funciona as etapas de seleção.  Quem não puder comparecer pessoalmente, pode conferir um webinar no dia 28 de junho, às 13h.