#Pracegover Na foto, pessoas em volta de uma mesa cheia de comida
O albergue conta com mais de 240 voluntários que se revezam todas as noites para preparar o jantar. Foto/ Albergue / Divulgação

Completando 25 anos de portas abertas a moradores de rua, o Albergue Noturno Pousada Da Paz, de Tubarão, já recebeu quase 100 mil pessoas. A casa de passagem foi fundada em 3 de maio de 1996 com a missão de minimizar o sofrimento daqueles que necessitam de um prato de comida e de um local para descansar o corpo e a alma.

O local tem estrutura para acolher até 50 pessoas e cada um que passa por lá fica de acordo com o seu tempo. “É um local onde os moradores de rua recebem uma oportunidade de sair desta situação. Dou um prato de comida, chamo para conversar, acolho de braços abertos, mas ele tem um prazo para procurar um emprego e seguir adiante”, explica o diretor do albergue Edson Barbosa.

Edson conta que manter a estrutura está cada vez mais difícil, por isso está criando meios de levantar fundos e não deixar faltar nada aos “passageiros”.

“Desde 1 de janeiro deste ano estamos sem recurso público, nos mantendo com doações.”, explicou.

O custo mensal para manter o albergue é R$ 15 mil para manter uma área de 800m2, envolve pagamento de funcionários, estrutura física, luz, água, telefone, manutenção diária e equipamentos.


Inclusão social
Mais que receber pessoas de passagem, o Albergue Noturno Pousada Da Paz faz um trabalho de inclusão social que já mudou a vida de muitos moradores de rua.

“Nestes 25 anos não foi 1 caso, nem 2, nem 3. Todos que passaram por aqui recebem auxílio de assistente social, jurídico, tratamento psicológico, acompanhamento para buscar emprego e tudo mais que precisar. Os que aproveitaram estão bem como o Mauro”.

Edson disse que quando abriu o albergue junto com o tenente Farias, se mudasse a vida de pelo menos 1 pessoa já teria valido a criação da instituição. E depois de ver tantos resultados positivos, o diretor garante que não vai deixar a crise destruir os 25 anos de trabalho.

“Fechar a instituição é uma ideia que nem passa pela minha cabeça, sou otimista e tenho certeza que vamos superar mais essa dificuldade”.

Quem quiser ajudar o albergue a continuar a transformar vidas pode fazer doações ao albergue entrando em contato pelo número 48 98815.0044 ou fazer transação via Pix através da Chave Pix: 21017277000105.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul