A Adocon foi parceira na pesquisa. A presidenta da entidade, Reneuza Borba, enviou as amostras para um laboratório em São Paulo.
A Adocon foi parceira na pesquisa. A presidenta da entidade, Reneuza Borba, enviou as amostras para um laboratório em São Paulo.

Andréa Raupp Alves
Tubarão

A água mineral está aprovada, pode beber! Quatro marcas que circulam nos supermercados de Tubarão foram analisadas quanto à qualidade do produto em si e todas foram aprovadas. As análises foram feitas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em parceria com a Associação das Donas de Casa, dos Consumidores e da Cidadania (Adocon) de Santa Catarina – ambas entidades ligadas ao Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC).

As análises foram realizadas nos meses de outubro e novembro, em quatro supermercados de Tubarão. Dezesseis garrafas das marcas Puris, Imperatriz, Ouro Fino e Da Guarda foram avaliadas e o resultado final foi positivo. “Nós compramos 16 garrafas de cada marca e enviamos para São Paulo, via Sedex. No laboratório, foram analisados o líquido, o rótulo, a embalagem e armazenagem dos produtos”, conta a presidenta da Adocon de Tubarão, Reneuza Martinho Borba.

“Esse tipo de análise é muito importante porque o consumidor deve receber informações precisas de quais produtos está consumindo”, explica Reneuza. Além disso, outros produtos poderão ser analisados a qualquer momento. “Isso desperta nos produtores o alerta de que o produto deve ser de boa qualidade e que existe avaliação precisa e sem vínculos comerciais”, destaca.