Qualidade da água no Rio Tubarão é considerada 'Razoável', segundo o último Boletim Qualiágua SC

A preservação do meio ambiente impacta diretamente na saúde das pessoas. Até aí, nenhuma novidade.

Mas ao contrário de um passado não muito distante, o Rio Tubarão tem a qualidade considerada ‘Razoável’, conforme o último Boletim Qualiágua SC, referente a dezembro.

Os dados foram divulgados pelo Governo de Santa Catarina nesta quarta-feira. Além do Rio Tubarão, o Rio Braço do Norte também obteve o mesmo resultado: qualidade da água “Razoável”.

Nos dois mananciais, a nota só não foi melhor por conta do mesmo problema: ambos não atendem o quesito coliformes termotolerantes.

Em Tubarão, o principal problema está no despejo do esgoto doméstico não tratado. Isso coloca ainda mais expectativa para a finalização da implantação da rede de esgoto, cujo trabalho é realizado pela Tubarão Saneamento.

Quanto ao Rio Braço do Norte, o ponto que não atende o quesito é o que corta São Ludgero. Ainda que a cidade esteja com quase 100% do seu território coberta com rede de esgoto há muitos anos, aqui o problema é a pecuária na região do Vale do Braço do Norte.

Os dejetos oriundos da criação animal são despejados sem qualquer tratamento e, obviamente, o problema surge em algum ponto. Esta situação não é algo novo na região.

Todas as prefeituras do Vale já realizaram campanhas e deflagraram ações de enfrentamento ao problema no passado.

Contudo, é importante destacar que, em termos gerais, a qualidade da água nos dois rios é considera melhor do que em 2019, quando a classificação de ambos era considerada “Ruim’.

O programa Qualiágua SC monitora 21 parâmetros de forma trimestral, totalizando quatro coletas por ano.

Os resultados são disponibilizados na forma de laudos/relatórios, constando informações das análises, memorial fotográfico e comparação dos valores obtidos de cada parâmetro com os máximos permitidos para a classe 2, água doce, estabelecidos pela Resolução CONAMA nº357/2005.

Para acessar os últimos dados do Boletim Qualiágua SC, clique neste link.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul