O prefeito Manoel Bertoncini e o vice Pepê Collaço assinaram na manhã desta sexta-feira a ordem de serviço para a primeira fase da macrodrenagem da margem esquerda do Rio Tubarão
O prefeito Manoel Bertoncini e o vice Pepê Collaço assinaram na manhã desta sexta-feira a ordem de serviço para a primeira fase da macrodrenagem da margem esquerda do Rio Tubarão

Tubarão

 

Começa neste mês uma das mais importantes obras de prevenção a cheias e contenção de alagamentos em Tubarão. A ordem de serviço para execução da primeira etapa da macrodrenagem na margem esquerda do rio foi assinada nesta sexta-feira, pelo prefeito Manoel Bertoncini  (PSDB) e pelo vice, Pepê Collaço (PSD).
 
A obra, aguardada desde janeiro de 2009, visa a construção de 1,49 quilômetro de galerias pluviais, na região entre a BR-101 e o Rio Tubarão, além da implantação de 15 caixas de ligação e passagem d’água. O serviço será feito pela Coenco, empresa de Gravatal, vencedora da licitação, com a proposta de R$ 3.933.318,69.
 
“Houve momentos em que quase deixamos de acreditar que algum dia este dinheiro viria para Tubarão. Finalmente, conquistamos esta obra tão importante”, comemora Pepê.
 
O prefeito completou e lembrou o empenho do vice, do ex-secretário de planejamento Edvan Nunes e o servidor Antônio Carlos dos Santos, o Cayto. “Eles trabalharam durante todo este tempo para solucionar todos os entraves técnicos e garantir a aprovação do projeto junto à Caixa Econômica Federal”, lembrou Bertoncini.
 
A segunda etapa da macrodrenagem, a construção de três estações elevatórias, ainda depende de licitação. A meta é lançar a concorrência ainda neste mês, ou no começo do próximo. Para isso, contudo, é preciso da liberação do edital pela Caixa.
 
As duas obras devem estar concluídas no segundo semestre do próximo ano. O investimento beneficiará quase 30% dos habitantes (cerca de 28 mil), nos bairros Humaitá, Dehon, Morrotes, Vila Elisa e Centro.
 
Reconhecimento
O presidente do Caep do bairro São Judas Tadeu, Lavínio Tizon, aproveitou a solenidade de assinatura da ordem de serviço para microdrenagem da margem esquerda do Rio Tubarão, para agradecer.
“Os bairros Dehon e Humaitá têm experimentado um grande crescimento imobiliário e econômico e tornaram-se a ‘porta de entrada da cidade’. Por isso, essa obra vai beneficiar não apenas quem mora nesta região, mas toda a cidade”, elogiou.