Todos os equipamentos de segurança e sistemas funcionaram perfeitamente durante os testes -  Foto:Dnit-SC/Divulgação/Notisul
Todos os equipamentos de segurança e sistemas funcionaram perfeitamente durante os testes - Foto:Dnit-SC/Divulgação/Notisul

 

Paulo Lopes
 
O túnel do Morro Agudo, na BR-101, em Paulo Lopes, foi liberado em definitivo ao tráfego nesta sexta-feira, após avaliação positiva dos sistemas de segurança nos testes operacionais, com fluxo de veículos.
 
Durante a semana, a comunidade que vive às margens da rodovia recebeu orientações, por uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), quanto às mudanças no tráfego com a abertura do túnel.
 
Durante os testes, uma ocorrência foi registrada, na última quarta-feira. A supervisão de controle de tráfego detectou um veículo parado no acostamento do túnel. Imediatamente, os protocolos de atendimento foram colocados em prática.
 
A primeira ação foi o contato com o motoristas por meio do sistema de megafonia. Simultaneamente, a equipe de campo deslocou-se ao local. O motorista havia parado no acostamento do túnel para registrar imagens da obra.
 
Apesar de não ter sido nada grave, o caso serviu para testar também o tempo de resposta em situações adversas. Neste caso, este tempo de atendimento foi de menos de três minutos.
 
O túnel do Morro Agudo, com extensão de 1.104 metros, integra as obras de duplicação da BR-101 sul do lote 23. Com a finalizam da passagem, as obras no trecho estão totalmente concluídas.
 
Em toda a extensão sul da BR-101, estão concluídos 211 quilômetros de pista dupla e 169 quilômetros de ruas laterais. Até agora, foram investidos pouco mais de R$ 1.680 bilhão na obra.