Amanda Menger
Tubarão

Nem todos os agentes de saúde comunitários aprovadas no concurso público da prefeitura de Tubarão e convocados para assumir os cargos começaram a trabalhar ontem. Isso porque, em alguns postos de saúde, os enfermeiros também assumiram os cargos ontem.

“Algumas equipes já começaram a trabalhar hoje (ontem) mesmo. Os agentes foram encaminhados aos postos de saúde das comunidades, onde atuarão para conhecer os procedimentos e fazer o reconhecimento da área. Outros, porém, será só amanhã (hoje), porque os enfermeiros dos postos também mudaram, saíram os contratados temporariamente e, em alguns, os efetivos aproveitaram e pediram transferência”, explica uma das agentes aprovadas no concurso, Fátima Bastos.

O curso de capacitação dos agentes de saúde tem início na próxima semana, mas os horários ainda não foram definidos. A prefeitura de Tubarão convocou os aprovados depois de ter suspendido a contratação temporariamente por meio de decreto. A recomendação foi feita pelo Ministério Público Estadual, que acompanha as denúncias de irregularidade.

“Uma das recomendações foi exonerar os contratados temporariamente com exceção daqueles que passaram no concurso. Outra solicitação é que, após a averiguação das 25 denúncias, aqueles que estiverem irregulares serão demitidos por justa causa e o caso será enviado ao MP, que fará o encaminhamento para punições civis e criminais”, explica o secretário de administração da prefeitura de Tubarão, Tarcísio Hemkemeier.