Aos poucos lideranças políticas, empresariais e da sociedade começam a entender a dimensão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. E vislumbram formas de atuar em conjunto. 

“A União Europeia vai procurar fornecedores/empresas que estejam aplicando os ODS no seu negócio. Dentro de uma cadeia produtiva, talvez a empresa daqui não venda para a Europa, mas ela é fornecedora de outra, de grande porte, que tem negócios lá”, ressalta a analista ambiental, Regina Freitas Fernandes.

A Satc, junto com a empresa ALL Plan, apresentou a Plataforma 2030 para os coordenadores dos colegiados da Amrec. Essa plataforma reúne indicadores já existentes, como empregabilidade, crescimento econômico, educação e saúde, e agrupa em um único local, fazendo o cruzamento de informações e relacionando com os ODS.

“Com esses dados agrupados de acordo com os ODS, os gestores municipais poderiam traçar ações e mudar realidades. Além disso, as empresas que apoiam essa plataforma também estariam comprometidas com os ODS na região”, afirma a analista. 

A intenção da equipe é ir, a partir de fevereiro, nas Prefeituras da Amrec para detalhar a proposta e esclarecer dúvidas de prefeitos e secretários municipais.