Amanda Menger
Laguna

O ciclo de visitas aos vereadores e prefeitos dos quatro municípios que ainda não contribuíram com recursos para o Consórcio Intermunicipal do Aeroporto Regional Sul (Ciarsc) foi concluído nesta semana, com o encontro em Grão-Pará. A intenção era convencer os vereadores a aprovarem os projetos que autorizam a participação no Ciarsc. “O encontro foi excelente. Apresentamos os nossos argumentos e um dos vereadores que era contrário acabou cedendo. Todos disseram que irão aprovar o projeto quando o prefeito enviar para a câmara”, afirma o vereador Maurício da Silva (PMDB), de Tubarão, que encabeçou a comissão de parlamentares que visitou os quatro municípios.

A comissão terá que voltar a Laguna para novas conversas. “Teremos que articular mais. Há dois vereadores que ainda são contrários. Queremos nos reunir novamente, provavelmente em separado com cada um deles, para apresentarmos o nosso argumento. Levaremos os documentos da aeronáutica que mostram que o melhor local é Jaguaruna e que esta é uma obra regional. Porque, se fosse para lutar por um município, nós lutaríamos por Tubarão”, argumenta Maurício.

Com a maratona de visitas encerrada, é preciso cobrança para que os prefeitos cumpram o que prometeram e enviem os projetos às câmaras. “Até o momento, nenhum deles de fato enviou os projetos. Acreditamos que em mais algumas semanas teremos respostas. Porque, depois de autorizada a contribuição, é preciso estabelecer o cronograma de pagamentos”, explica o secretário executivo da Amurel, Leonardo Nesi.