Amanda Menger
Tubarão

O edital de licitação da segunda etapa do Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, deverá ser finalmente lançado, hoje, no Diário Oficial de Santa Catarina. No dia 26 de maio, o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) esteve em Tubarão para assinar o lançamento. A demora, segundo informações da secretaria estadual de infra-estrutura (SIE), é resultado da burocracia.

“As informações que recebemos é que as empresas interessadas poderão retirar o edital já na próxima semana. Além disso, a homologação da pista será agilizada e pode sair em breve”, afirma o presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit) e secretário executivo do Conselho Político Empresarial, Eduardo Silvério Nunes.

A segunda etapa está orçada em R$ 6 milhões. Esta fase contempla a construção do terminal de passageiros e de carga, além do núcleo de proteção ao vôo e estação de tratamento de água. O terminal de cargas não consta no edital. Mas, segundo a SIE, isso não impede o funcionamento do aeroporto, já que as cargas podem ser despachadas pelo terminal de passageiros. Na primeira etapa, concluída em 2006, foram investidos pelo governo estadual R$ 11 milhões.