Amanda Menger
Tubarão

O edital de licitação da segunda etapa do Aeroporto Regional Sul foi publicado ontem em um jornal de circulação estadual e no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina da última semana. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas está marcada para o dia 8 de agosto, às 14h30min, na secretaria de infra-estrutura do estado.

A licitação é para construção das obras civis composta pelo terminal de passageiros e núcleo de proteção ao vôo; subestação, abastecimento de água e tratamento de esgoto. Esta etapa está orçada em R$ 6 milhões. Depois de abertos os envelopes com as propostas, as empresas participantes da licitação têm 30 dias para entrar com recurso. Caso não haja empecilhos, a ordem de serviços poderá ser assinada em setembro. O prazo de execução é de dez meses. A expectativa é que o aeroporto esteja operando em julho de 2009.

O terminal de cargas não foi incluído nesta etapa das obras, mas isso não impedirá o funcionamento do aeroporto, já que as cargas poderão ser despachadas pelo terminal de passageiros. Uma audiência com o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) foi solicitada pelo Conselho Político-Empresarial para o Desenvolvimento Regional.

“Queremos ver a possibilidade de fazer um adendo ao contrato da empresa vencedora da licitação para a construção do terminal de cargas. Vamos lutar para isso”, adianta o secretário executivo do conselho e presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Eduardo Nunes.