Zahyra Mattar
Tubarão

Era na primeira quinzena deste mês, depois no dia 2 de fevereiro e, agora, está marcada para o dia 5 do próximo mês a assinatura da ordem de serviço do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. O ato solene ocorrerá na Associação Empresarial de Tubarão (Acit), às 11 horas. A data foi remarcada pela terceira vez a pedido do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Ele quer a presença da senadora Ideli Salvatti (PT). A agenda dos dois, porém, não compartilhava de horário disponível para dia 2, como já havia sido anunciado.

Desta forma, LHS optou por assinar o documento antes de viajar para Dubai, nos Emirados Árabes, em missão diplomática-empresarial. Paralelamente à assinatura da ordem de serviço para o início das obras do aeroporto, LHS também deverá lançar o edital de licitação para a construção do novo prédio do Presídio Regional de Tubarão. O terreno, localizado no bairro Bom Pastor, foi adquirido pelo estado ano passado.

Já da parte da senadora, é esperado que ela também traga novidades quanto à execução do acesso rodoviário ao aeroporto, através da BR-101, cujo investimento total – no valor de R$ 15,842 milhões – será feito com recursos do governo federal.

Estes recursos já foram sancionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e fazem parte do Sistema Rodoviário Federal do Plano Nacional de Viação. Agora, o próximo passo é oficializar o convênio para que o governo do estado, então, licite e execute a obra. E esta oficialização poderá ser a novidade da senadora.

A ordem de serviço para o início da segunda etapa será dada à construtora Espaço Aberto, de Florianópolis, vencedora da licitação. O orçamento de R$ 6,1 milhões para o empreendimento, cujos valores estão aprovados na peça orçamentária do estado para o próximo ano, diz respeito à construção do terminal de passageiros e núcleo de proteção ao vôo; subestação, abastecimento de água e tratamento de esgoto.