Aeroporto regional: Obras estão dentro do cronograma

Amanda Menger
Jaguaruna

Com poucos dias de chuva em março (a precipitação ficou abaixo de 150 milímetros) as obras do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, avançaram. A avaliação é considerada positiva pelo engenheiro responsável João Carlos Albano.

A terraplanagem e as fundações do futuro terminal de passageiros e núcleo de proteção ao voo, subestação, abastecimento de água e tratamento de esgoto estão concluídas. A fase agora é de concretagem do baldrame. Este é o tipo mais comum de fundação, é formada por uma viga, de concreto simples ou armado, construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. “Como o clima está bom, estamos aproveitando todo o tempo disponível para trabalharmos. O cronograma está dentro do previsto e a nossa expectativa é concluir a obra em fevereiro”, assegura o engenheiro.

Esta fase, de concretagem do baldrame, deve ser concluída em 60 dias. “Só depois disso é que começaremos a levantar as paredes de alvenaria”, diz Albano. A rede de energia já foi instalada pela Celesc e os poços já foram perfurados para abastecer o canteiro de obras com água.

Acesso
Em até 60 dias, deve ser lançado o edital de licitação das obras do acesso ao Aeroporto Regional Sul pela BR-101. A construção está avaliada em R$ 15 milhões e é uma parceria entre o governo do estado e a União, já que os recursos são federais, e quem fará a licitação e a fiscalização da obra é o estado. A expectativas dos empresários da região é que as obras do acesso sejam finalizadas até fevereiro, mesma data da segunda etapa.