#Pracegover Na foto, avião içado em pedestal
Foto: Marcelo Becker/Decom/PMT

Tubarão ganhou na tarde desta quinta-feira (20) mais uma atração que reúne, no mesmo local, um espaço de lazer e o resgate histórico de uma importante época do município. Pouco depois das 16 horas, era colocado no pedestal o avião Neiva T-25 Universal, símbolo do período em que o Aeroporto Anita Garibaldi operou no mesmo local até os anos 70.

A aeronave foi doada pela Força Aérea Brasileira (FAB) ao município por intermédio do deputado federal Coronel Armando. A proposta é manter viva a memória do antigo aeroporto.

“Muitas pessoas, principalmente os mais jovens, não sabem que Tubarão teve um aeroporto que funcionou até a década de 70 e foi importante para o desenvolvimento da cidade. Não podemos deixar no esquecimento aquele instrumento e essa praça com esse avião chegam para manter viva a memória do aeroporto e também ser mais uma opção de lazer para toda a comunidade”, destaca o prefeito Joares Ponticelli.

Antes de chegar a Tubarão, no último domingo (16), o Neiva T-25 Universal passou por uma série de adaptações no parque de material aeronáutico da FAB, em Lagoa Santa (MG). A aeronave ganhou nova pintura e ajustes necessários na fuselagem para ser fixado no pedestal da praça. Nos três dias da montagem, virou atração para muitas pessoas que passava pelas imediações da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.

A operação para içar o avião ao pedestal durou algumas horas e contou com o apoio de um guindaste. A aeronave, com a inclinação da manobra de decolagem em direção ao Rio Tubarão, ganhou um definitivo e especial local de repouso.

A Praça Memorial Aeroporto Anita Garibaldi com o Neiva T-25 Universal será oficialmente inaugurada no dia 27 de maio, às 15h30, durante as celebrações do aniversário de 151 anos de Tubarão, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da prefeitura.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul