Tubarão

O atual secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão (ADR) , Nilton de Campos, deve deixar o cargo nos próximos dias. Ainda não se sabe quem ocupará o seu lugar na agência, especula-se que os ex-secretários José Ricardo Medeiros e Luz Felipe Remor da ADRs de Braço do Norte e Laguna, além do ex-vereador da Cidade Azul, Edson Firmino (MDB).

Nilton foi avisado por um representante da Casa Civil nesta terça-feira (6) da exoneração. Ele está à frente da agência na Cidade Azul desde 1º de junho de 2016, quando Caio Tokarski (PSD), deixou o comando da ADR tubaronense para se dedicar as eleições municipais. Tokarski atualmente é vice-prefeito de Tubarão. Nesta quarta (7), um dia depois de receber a informação que deveria deixar a função no governo do Estado, o secretário recebeu o convite do prefeito Joares Ponticelli para assumir uma pasta no município.

Nilton, é natural de Tubarão e mora na cidade desde que nasceu, estudou em diversas escolas da cidade e é técnico em laboratório. Tem graduação em gestão pública e foi vereador por três  mandatos. Na administração pública foi secretário de governo, secretário de desenvolvimento urbano, responsável pelas pastas de desenvolvimento rural, serviços públicos e infraestrutura.

Desde quinta-feira da semana passada, com o encerramento dos trabalhos das regionais de Laguna e Braço do Norte, a gerência da ADR de Tubarão passou a responder por elas. Diferente dos  secretários das 15 agências, que foram informados por meio de um decreto assinado pelo governador, Nilton foi avisado por telefone. Com a ‘reforma’ na estrutura das agências, Moreira espera uma economia entre R$ 45 milhões e R$ 50 milhões por ano. Nesta redução foram 185 cargos extintos.

A equipe de reportagem do Notisul entrou em contato com o ainda secretário, mas, as ligações não foram atendidas. Por outro lado, Firmino garantiu que não recebeu proposta de nenhum integrante da casa civil do Estado. “Essas informações foram ventiladas, mas ninguém do Estado me procurou para tratar desse assunto. Prefiro aguardar. Mas fiquei muito feliz em ser lembrado por tantos na cidade. Já fui secretário na gestão municipal e realizamos um bom trabalho”, afirma o ex-vereador.