Tubarão

O tubaronense Thiago Kock Mendonça, de 16 anos, receberá, na quarta-feira da próxima semana, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), uma menção honrosa. O reconhecimento veio porque o adolescente é um dos Microempreendedores Individuais (MEIs) mais jovens do Estado. Apesar da pouca idade, ele é um dos empresários em atividade mais novos do país.

Thiago trabalha com o pai, Diego Mendonça, 36, desde 2016. Ele pretende abrir a sua própria barbearia ou, neste primeiro momento, virar sócio do seu progenitor. Diego é proprietário da tradicional Barbearia Pavão, na rua Altamiro Guimarães, uma das mais antigas do ramo em toda a Amurel, antes tocada pelo profissional que dá nome ao local, hoje aposentado.

Com a valorização da estética masculina nos últimos tempos, as barbearias integram o mercado como boas tendências de negócios promissores e, com elas, os jovens e não tão jovens profissionais associam este ofício como estilo de vida. Esses empreendedores, além de fazerem barbas, cabelos e bigodes, vivem essa paixão no cotidiano, admirando as tradições do passado e adaptando essa profissão lendária aos dias atuais, e o garoto é um desses novos empreendedores que segue os mesmos passos do pai.

Thiago conta que começou no ofício para aprender e não ter tempo ocioso. “Queria muito trabalhar, saber fazer algo produtivo, sempre observei o meu pai em sua atividade e via esta função como muito interessante. Conversamos e combinamos que aos poucos aprenderia a cortar o cabelo e fazer a barba”, conta.