A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, as meninges, e pode ser causada por vírus ou por bactérias. A prevenção da doença, que acomete principalmente crianças menores de 5 anos, é feita por vacina que pode ser encontrada na rede pública de saúde.

Nesta semana, um adolescente de 14 anos de Grão-Pará apresentou os sintomas da doença e procurou atendimento no município onde foi aconselhado a buscar por um neurologista. O adolescente passou pelo hospital em Braço do Norte e, desde a última terça-feira, 1°, encontra-se internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, onde está sendo tratado e aguarda um exame laboratorial que defina se de fato foi diagnosticado com a doença.

A diretora de saúde de Grão-Pará, Elizete Orben Macieski Blasius, informa que todas as equipes e funcionários da saúde do município já estão orientados quanto à situação. “Recomenda-se manter os espaços arejados, lavar bem as mãos e ficar de olho nos sintomas, principalmente nas crianças que apresentem dores de cabeça, enjoos e pescoço rígido, por exemplo. 

Ela avisa que os postos de saúde estão à disposição para avaliações médicas. A situação não é tão alarmante como seria se fosse um caso de meningite C, mas para todos os efeitos, a secretaria está dando a atenção necessária.

Fonte: Meu Sul/Imprensanewssul/Notisul

———–

Criciúma: Meningococcemia e meningite bacteriana foram as causas das mortes dos dois meninos que frequentavam o Centro de Educação Infantil (CEI) Beato Aníbal Maria di Francia e que morreram semana passada em Criciúma. O resultado foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis.

https://notisul.com.br/geral/151997/criciuma-meningococcemia-e-meningite-bacteriana-sao-as-doencas-que-mataram-as-criancas

———–

Tubarão: Uma criança que estuda na Educação Infantil, em Tubarão, está com meningite bacteriana. A informação é da direção do Sesc da Cidade Azul. Não foi divulgada a idade da criança. Sabe-se que é um menino. Segundo a direção da instituição de ensino, o menor diagnosticado com a doença recebe cuidados médicos e evolui estável com melhora clínica.

https://notisul.com.br/geral/152076/caso-de-meningite-bacteriana-e-confirmado-em-tubarao

———-

Içara: O resultado do exame de uma criança com suspeita da doença é aguardado. A menina de 9 anos está internada desde a última sexta-feira está com meningite ou não. Ela está internada em um hospital de Criciúma e os exames realizados na unidade hospitalar apontou negativo para meningite, mas são exames preliminares.