Laguna

Uma nova alternativa de tratamento é disponibilizada aos pacientes de fisioterapia atendidos pelo serviço de saúde pública de Capivari de Baixo: a acupuntura. O tratamento complementar, explica o fisioterapeuta da secretaria de saúde do município, André Fausto, é bastante eficaz em diversos tipos de doença, inclusive as originadas por fatores emocionais. “A Organização Mundial da Saúde comprova que a acupuntura age em 461 patologias, como enxaquecas, dores musculares, intestino preso, distúrbios emocionais, entre diversas outras dores em geral”, detalha.

O serviço é inédito na Amurel. Além disso, tem despertado o interesse de muitos pacientes, antes céticos com a milenar técnica chinesa. O grande atrativo é a diminuição da quantidade de remédios que os pacientes precisam ingerir. “A medicina alternativa é algo menos incisiva porque requer o uso de uma quantidade menor de medicamentos. E isso, por si só, já é um resultado positivo. Em alguns meses, teremos relatórios dos benefícios trazidos por esta iniciativa. Estamos bastante satisfeitos por tornar Capivari de Baixo pioneiro em trazer acupuntura gratuitamente à saúde pública na Amurel”, comemora o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB).

Embora a acupuntura seja uma alternativa para diversos problemas, torna-se fundamental adquirir hábitos saudáveis, importantes para o bem-estar e prevenção de qualquer doença. “O autocuidado é necessário. Ter força de vontade e procurar boa qualidade de vida são fatores tão importantes quanto o próprio tratamento”, sublinha o fisioterapeuta André Fausto.

Segundo o especialista, a aplicação das agulhas para tratar dores lombares é um exemplo do resultado. “Boa parte da população tem problemas de lombalgia. Dependendo do caso, a acupuntura resolve em até duas sessões o que a fisioterapia tradicional resolveria em pelo menos 30”, revela.
A técnica chinesa é um tipo de medicina reconhecida e autorizada pelo Ministério da Saúde e qualquer pessoa pode receber atendimento. Em Capivari, as aplicações são indicadas conforme análise do fisioterapeuta. O profissional avalia o paciente e utiliza o procedimento mais recomendado, neste caso acupuntura ou fisioterapia.

O que é?
A acupuntura é uma técnica oriental que busca agir nos canais de energia corporal, com a aplicação de pequenas agulhas para estimulação neurológica, a fim de minimizar ou eliminar doenças.