Laguna

Faltando menos de mil dias para o bicentenário da heroína Anita Garibaldi, representantes do governo municipal discutiram, nesta segunda-feira, as ações que Laguna realizará em comemoração ao bicentenário da heróina que será comemorado em 2021. O encontro teve a participação do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), que é um dos principais incentivadores.

A Comissão Municipal também já está preparando a comemoração para o próximo dia 30 de agosto, que é a data de nascimento de Anita Garibaldi. A Casa de Anita, no Centro Histórico, é restaurado e a previsão é entregar nesta data com a presença da comitiva italiana e com o plantio da Rosa de Anita.

O Instituto Cultural Anita Garibaldi entregou no início de Abril ao reitor Mauri Luiz Heerdt, três unidades do híbrido da rosa, desenvolvida por Júlio Pantoli. O Laboratório de Produção Vegetal, do Curso de Agronomia da Unisul, vai clonar a flor e as mudas serão distribuídas durante as comemorações do bicentenário.

As comemorações do bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi não se limitarão a Santa Catarina. O Uruguai, onde nasceram quatro filhos de Anita e Giuseppe Garibaldi – uma menina morreu, Teresita -, vai organizar as comemorações. Várias cidades uruguaias vão criar comissões comemorativas do bicentenário de Anita, assim como o Rio Grande do Sul.