Braço do Norte

Uma palestra na próxima quarta-feira, às 19h, no Clube Cruzeiro, é uma das principais atividades que estão na programação do Setembro Amarelo, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Norte. A palestra ‘A Arte de Viver em Paz’, será ministrada por Mhanoel Mendes, da Unipaz.

O mês de prevenção iniciou com um encontro para a imprensa sobre como noticiar o assunto nos meios de comunicação e evitar o efeito contágio. Já as agentes comunitárias de Saúde participam de uma ‘educação permanente’.

Amanhã, voluntários e servidores da área da saúde participam do Desfile Cívico e no sábado, ocorre o Pedágio CVV. Entre a terça-feira da semana que vem e o dia 18, as empresas Ewel e Água da Serra recebem a palestra. No dia 17 ocorre a palestra Escutatoria, às 19h, no Centro de Educação em Saúde de Práticas Integrativas (Cespi). Fechando o mês, no dia 28 será ministrada a oficina terapêutica com os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps): Terapia do Riso e Musicoterapia.

Durante o mês também serão realizados bate-papos nas unidades de saúde com a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), campanha nas escolas com a neuropsicopedagoga, entrevistas em rádios locais e na TV e publicação de vídeo sobre a vivência do Caps.Todos os dias pelo menos 32 brasileiros tiram a própria vida, resultado da falta de prevenção que poderia ter poupado pelo menos 28 dessas pessoas. Os dados, alarmantes, mas que refletem uma realidade permeada por tabus e mitos, são do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Uma série de ações são desenvolvidas para conscientizar sobre o suicídio, que já é visto como um problema de saúde pública. De acordo com representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV), somente com esclarecimento e estímulo às pessoas falarem abertamente sobre a questão, é possível reduzir essas tristes estatísticas.

Um marco importante foi a definição de 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, quando profissionais de saúde, população e movimentos organizados pela vida se movimentam pela causa. Em Braço do Norte, pelo terceiro ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o CVV, busca mobilizar a popular através da campanha “Setembro Amarelo” (cor que simboliza a saúde mental). com a intenção reduzir a taxa do suicídio.