Laguna

Sub-base é a camada do Pavimento Asfáltico situada imediatamente abaixo da camada de BASE, constituída de solos ou a mistura de produtos de britagem e solos, que obtém a estabilidade para cumprir suas funções devido a uma compactação . As sub-base e a base fornecem uma superfície estável para suportar o novo pavimento.

O prefeito Mauro Candemil acompanhou na manhã desta quarta-feira (4), a deposição e compactação da sub-base da área onde irá passar os 5,3 km de asfalto. A obra terá o valor R$ 6.132.030,89 (seis milhões cento e trinta e dois mil, trinta reais e oitenta e nove centavos). A empresa Qualidade Construções, de Palhoça, foi a vencedora da construção do acesso norte, na região da Barbacena. A construção terá o financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A expectativa é encerrar as obras em seis meses. O projeto foi elaborado pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado em 2018 e contempla, além do asfalto, drenagem e sinalização.

O asfalto irá passar pela rua da Granja, a Arno João Jeronimo, seguindo para a BR-101, percorrendo o trajeto da antiga estrada, fazendo com que o trânsito não seja descolocado para dentro da comunidade da Barbacena, para segurança dos moradores. A via irá contornar a área de fora do bairro.

A obra é aguardada por moradores da região, uma vez que servirá de segunda rota de saída do município (principal via para o sentido norte da BR-101), aliviando o fluxo de veículos, que hoje, se concentra na Avenida Calistrato Müller Salles, nos bairros Portinho e Progresso (acesso sul).