Laguna

O ato de entrega do termo de cooperação entre a prefeitura de Laguna e o governo do Estado para a cessão do projeto do acesso Norte, via Barbacena será nesta quinta-feira. A obra é orçada em R$ 8,5 milhões, com projeto para financiamento já aprovado pela Câmara de Vereadores.

A obra é reivindicada há anos, pela população lagunense. Em 2018, o projeto chegou a ser feito pela Secretária de Estado de Infraestrutura, no entanto, com a mudança de gestão estadual e por causa da instabilidade econômica por causa dessas, os recursos poderiam não chegar.

Com o projeto em mãos, o governo municipal irá dar início os trâmites administrativos, técnicos e financeiros para lançar o edital. “Mais um passo importante será dado para essa obra tão sonhada pelos moradores e visitantes de Laguna”, destaca Candemil. O encontro está agendado para ocorrer, em Florianópolis, com a presença do secretário da Casa Civil Douglas Borba.

O acesso norte terá 5,3 quilômetros, com início na avenida João Marronzinho, passando pela via Arno João Gruner (conhecida rua da Granja), depois a popular Estrada de Cristo (Desembargador Norberto Ungaretti) passando pela comunidade de Barbacena até a BR 101.

Pelo traçado do novo projeto não irão ocorrer indenizações para moradores e proprietários de terras da região. Com o asfalto, os lagunense e visitantes terão uma nova via para entrar e sair da cidade, facilitando a mobilidade urbana. Segundo o Candemil o acesso contribuirá com o deslocamento e reduzirá o congestionamento na região do bairro Portinho, na avenida Calistrato Muller Salles.

Saiba mais:

– Na elaboração do projeto de asfaltamento da avenida João Marronzinho, em 2014, a empresa elaborou um traçado para o acesso norte;

– A estrada de Ferro Dona Teresa Cristina solicitou um túnel para a passagem do trânsito, que ocasionou aumento do valor total da obra;

– Na época, o então secretário regional e hoje prefeito Mauro Candemil, solicitou uma segunda alternativa com um novo traçado para viabilizar o acesso norte;

– O Estado elaborou o projeto, através da Secretaria de Infraestrutura;

– Com o período eleitoral, em 2018, o edital para a licitação pelo Estado não foi lançado;

– Em 2019, o prefeito Mauro Candemil e sua equipe, decide solicitar um empréstimo bancário para viabilizar o acesso norte;

 
– Abril de 2019 – Câmara de vereadores aprova o empréstimo;

 
– Maio – Prefeitura receberá o projeto para iniciar os trâmites administrativos, técnicos e financeiros junto ao BRDE.

O que é BRDE ?

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE fundado em 15 de junho de 1961 pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Uma referência em financiamentos de longo prazo para investimentos.

 

É uma instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul e que conta com autonomia financeira e administrativa.