Laguna

A data de abertura dos envelopes da concorrência pública para definir a construtora que fará a execução das obras do acesso Norte, via Barbacena, foi alterada pela prefeitura de Laguna. A divulgação da empresa vencedora ocorrerá em 3 de dezembro.

De acordo com a secretária de Administração, Finanças e Serviços Públicos, Luciana Pereira, a nova republicação da concorrência ocorreu após uma interessada ter feito questionamento à comissão de licitações do município referentes a um item (transporte de materiais) não previsto pelo edital. A correção foi efetuada pela Amurel, responsável pelo projeto, motivando a republicação.

Há algumas semanas, em virtude da aprovação da contrapartida do município pela Câmara de Vereadores e pela inclusão de informações de ordem técnica, o edital havia sofrido a primeira reedição. Para garantir o empréstimo junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o governo municipal teve de alterar o orçamento vigente para poder desembolsar R$ 1,7 milhão em compensações.

A obra é uma das mais aguardadas pelos moradores e turistas de Laguna. O projeto tem um total de 5,3 quilômetros, iniciando na Avenida João Marronzinho, passa pela Rua Arno João Jerônimo e segue pelo bairro Barbacena até a BR-101.

Conforme representantes do paço municipal, no traçado do novo projeto não serão necessárias indenizações para moradores e proprietários de terras da região. A obra está orçada em R$ 8,5 milhões, mas a expectativa é que todo esse valor não seja necessário. O financiamento para a obra foi aprovado pela Câmara em maio deste ano. O governo municipal trabalha com a possibilidade de os trabalhos iniciarem no próximo ano, se todo o processo licitatório correr normalmente, sem impugnações ou entraves burocráticos e administrativos.