O superintendente da Santos Brasil, Bruno Figurelli (segundo da direita à esquerda) entregou o projeto de duplicação ao prefeito Beto Martins.
O superintendente da Santos Brasil, Bruno Figurelli (segundo da direita à esquerda) entregou o projeto de duplicação ao prefeito Beto Martins.

Imbituba

A duplicação do acesso ao Porto de Imbituba está orçada em quase R$ 35,54 milhões. O superintendente da Santos Brasil, Bruno Figurelli, entregou ontem, ao prefeito José Roberto Martins (PSDB), o Beto, o projeto básico da obra.
O documento foi elaborado gratuitamente ao município pela Santos Brasil. Para isso, um Termo de Cooperação Técnico foi firmado. Agora, o próximo passo será a captação da verba junto ao governo federal.

O projeto prevê a duplicação da estrada entre o acesso norte a Imbituba até a área portuária, recuperação asfáltica da via existente, construção de ciclovias, calçadas, ruas marginais e obras-de-arte em um trecho de aproximadamente cinco quilômetros.

A ampliação do acesso ainda oferecerá o suporte necessário aos investimentos não só da Santos Brasil, mas também do governo federal. Isto porque é previsto o investimento de R$ 55 milhões nas obras de dragagem no Porto no próximo ano. Os recursos serão provenientes da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

“Com a conclusão da obra de ampliação do cais, o aprofundamento para 15 metros e a chegada dos portêineres Super Post Panamax, é fundamental dispormos de um acesso amplo, de forma que o crescimento portuário não interfira negativamente na cidade”, considera o administrador do Porto, Jeziel Pamato de Souza.